A pouca distância da cidade de Porto Novo, em Ribeira das Patas, ergue-se uma nova realidade na ilha das montanhas - VILA DAS PATAS, um complexo que combina um equilíbrio fascinante entre urbano e rural, entre o construído e o Natural.
As 12 casas são desenvolvidas ao longo de uma encosta. O acesso a este complexo é feito por um espaço comunitário livre, com equipamento de apoio nesta elevação inferior, criando um espaço de afastamento para as outras casas existentes nas proximidades, bem como o movimento da estrada principal.
Tirando partido de toda a relação privilegiada com a imponente paisagem montanhosa da região, cada casa integra-se nesta envolvente através dos telhados inclinados que acompanham a topografia do terreno. Em cada habitação, abre-se um grande terraço em articulação com a sala e com a cozinha, o que permite a importante relação com as várias zonas verdes do lote (cultivo, horta ou árvores endémicas de maior porte).
A utilização de materiais locais e de excelentes acabamentos aumenta ainda mais a integração do conjunto neste ambiente natural único de conforto e tranquilidade. Assim, a nível construtivo, o complexo é concebido com bases ecológicas e sustentáveis.
As 12 casas têm princípios evolutivos que permitem alterar a sua tipologia básica. Estão divididas em duas tipologias, A e B.
Tipologia A - lotes 1 a 9: esta tipologia compreende um programa base com sala, cozinha, casas de banho e dois quartos. O espaço no piso térreo pode ser adaptado de garagem/armazém a dois quartos e casa de banho, fazendo a tipologia variar de T2 a T4.
Tipologia B - lotes 10 a 12: esta tipologia tem o mesmo programa básico que a tipologia A, mais um andar com dois quartos e casa de banho. O princípio evolutivo permite que esta tipologia varie de um T4 com garagem/armazém a um T6.
Localização. Ribeira das Patas, Santo Antão, Cabo Verde
Data. 2017
Arquitetura. Ângelo Lopes
Fotografia. Ângelo Lopes
Fase. Lote 1 em construção