PÓSS
O projeto PÓSS consiste no desenho de um elemento vazado modelar, gelosia ou cobogó, componente essencial na arquitetura desde o início do século XX. Este permite a que a luz permeie o interior dos edifícios, bem como permite a ventilação natural permanente e proteção solar. Tendo em conta as características do nosso clima, este projeto pretende resgatar este elemento na arquitetura em Cabo Verde.
O desenho do módulo em PÓSS parte de um dos quarto elementos da iconografia da Roda Spora usada no Pano Bitcho. Este desenho é aqui reinterpretado através de uma estilização de um pássaro a voar.
O padrão é composto por um módulo com três variações do desenho deste ‘pássaro’, que correspondem a uma diferença de 3 escalas, em que cada uma assume uma proporção equilibrada no enquadramento do quadrado da face da gelosia. Cada módulo tem ainda uma concavidade que define 4 faces das diagonais desse mesmo quadrado. São essas diagonais que sublinham no todo uma perceção de quadrado diagonal, característico nos panos de obra.
A aplicação de PÓSS pode ser tanto no exterior como no interior dos edifícios. É o jogo de variações e da repetição do módulo que cria um ritmo das formas, provocando uma perceção de diferentes aproximações dos pássaros. Libertam-se múltiplas possibilidades de construção do padrão, permitindo inesperados efeitos de luz e sombra do voo de PÓSS nos ambientes criados.
Edição protótipo. CNAD Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design
Salão de Design Created in Cabo Verde, sob o tema Boka Panu - O Padrão da Panaria cabo-verdiana como matéria criativa
Design. Ângelo Lopes
Tipologia. Design de Produto com aplicação na Arquitetura
Dimensões. 35mm x 35mm x 80mm
Data. 2018