top of page

FORÇA DA MONTANHA

Surge no Mindelo, sob o nome “Força maior do que uma montanha”, no contexto da Feira do Artesanato e do Design de Cabo Verde - URDI 2017, apropriando-se do acervo fotográfico do atual Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design, num gesto de democratização de parte das imagens que construíram a resistência cultural no pós-independência em Cabo Verde.

 

Este acervo revela e fixa no tempo um projeto de investigação liderado por Manuel Figueira no final da década de 70, no âmbito da ação da Cooperativa Resistência e posteriormente do Centro Nacional de Artesanato. Esse projeto é filho da ideia combatente de que Não há verdadeira Independência Nacional sem Independência Cultural e Económica, interrompendo assim, o anonimato com que o colonialismo tentara enterrar a cultura cabo-verdiana, e evidenciando uma resiliência indestrutível encontrada na pesquisa cultural de resgate dos saberes locais.

 

As imagens resgatadas são, portanto, testemunhas e portadoras dos saberes, ocupando cada espaço a que Mar aFora se destine, num gesto democrático que prolonga a resistência cultural anunciada e presente no acervo - numa força que brota de dentro, bem dentro da terra, suas gentes e seus saberes. É essa força, tão potente como a montanha, que determina a possibilidade do por vir cultural cabo-verdiano.

Esta exposição foi realizada no Centro Cultural Sete Sois Sete Luas em 2018 e exibida com duas peças novas no Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design em 2023.

 

Mar aFora – Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (2018)

Galeria Bela Duarte, Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (2023)

Curadoria. Oficina de Utopias

Design Expositivo e Montagem. Oficina de Utopias

Data. 2018

bottom of page