O projeto da casa pozolana parte de uma pré-existência, uma cave construída segundo orientações de um anterior projeto. Integrado no presente projecto, manteve o mesmo programa inicial de garagem da habitação, havendo, contudo, a necessidade de criar um acesso vertical interior que permitisse a articulação deste piso com o resto da habitação.
É pelo rés do chão por onde se processa o acesso principal à habitação, e onde se organiza o programa social da mesma. Uma ampla sala de estar, uma saleta, sala de comer e cozinha, compõem os espaços interiores a este nível. Estes espaços são apoiados ainda por uma casa de banho. O quintal na parte posterior da habitacão e o pátio na parte frontal permitem a devida renovação do ar da habitação e iluminação a este nível. O espaço da sala de estar funciona com pé direito duplo, o que matem uma relação de cominicação dete piso com o segundo.
No primeiro piso encontra-se organizados duas suites com casa de banho privativa. A ocupação a este nível é parcial, tendo ainda três espços de varanda que que promovem um prolongamento dos espaços interiores. Na parte posterior a varanda é sombreada por uma estrutura de madeira devido à sua orientação a Sul. A Norte, as outras duas varandas estabelecem relações entre si, com a entrada e com o pátio no piso inferior.
Devido à orientação a Norte de habitação, e ao facto deste ser a sua única frente, a nível de projecto optou-se por criar no primeiro piso, afastamentos a Norte e a Sul, permitindo o controle da incidência da luz e a sua permeabilidade nos espaços interiores e ainda espaços de sombreamento que permitem o arrefecimento do ar antes da sua entrada no seu interior. A elevação do muro da fachada principal permite a reflexão da luz para o inetrior da habitação, sem que haja sobreaquecimento dos espaços interiore. Entre a estrutura porticada de betão, o uso da pozolana, em alvenaria de blocos de pozolana ou mesmo no seu estado natural (pedra), permite reduzir consideravelmente a temperatura interior da habitação.
Localização. Porto Novo, Santo Antão
Data. 2017
Arquitetura. Ângelo Lopes
Renders. Gilardi Reis
Fase. Em construção